ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais): contém 4 Processos de tratamento
Tratamento preliminar ou pré-tratamento: contém 3 fases
- 1ª fase: (Gradagem) compreende a separação de gradados, ou seja, sólidos de grandes dimensões: pedras, tecidos, embalagens, etc.
- 2ª Fase: (desarenamento) remoção de areias.
- 3ª Fase: (desengorduramento) remoção de óleos e gorduras.
Tratamento primário:
- compreende a separação da fase sólida da fase líquida, isto é, dá-se a decantação primária.
Tratamento secundário:
É um processo biológico, no qual bactérias aeróbicas (bactérias que existem na presença do oxigénio) removem até 90 % da matéria orgânica degradável.
- Decantação secundária (sedimentação do floco biológico da água em tratamento).
Tratamento terciário:
- É um tratamento de afinação que poderá incluir a remoção de nutrientes, substâncias tóxicas, material orgânico e sólidos em suspensão. Posteriormente há uma desinfecção, isto é, há uma eliminação de microrganismos nocivos por radiação ultravioleta.
Lamas geradas no processo de tratamento
No diz respeito à fase sólida as lamas geradas no processo de tratamento são espessadas (redução do volume por concentração) e encaminhadas para digestores anaeróbico (decomposição da matéria orgânica na ausência do oxigénio). Após a estabilização, as lamas são conduzidas para a unidade de desidratação onde será removido o excesso de água e depois pode ser utilizada como fertilizantes.
Bogás/produção de energia
Durante o processo de compostagem ou digestão anaeróbica resulta a produção de biogás, ou seja, na ausência do oxigénio, microrganismos consomem matéria orgânica e produzem biogás. Estes são encaminhados para o processo de cogeração que converte o biogás produzido em energia térmica e eléctrica.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Processos de Tratamento numa ETAR
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário