terça-feira, 2 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
“H₂O – Fórmula mágica da vida; Protege-a!”
- Em média bebemos cerca de 60 mil litros de água durante toda a nossa a vida.
- A utilização média diária de água em Portugal é de cerca de 100 litros por habitante. Mas há diferenças grandes de região para região. Em Viseu, por exemplo, o consumo é de 40 litro habitantes/dia enquanto que, em Faro, a média diária sobe para os 500 litros por habitante.
- A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo, triplicou.
- A escassez da água afectará dentro de 25 anos mais de 3 mil milhões de pessoas, a falta de água é apontada como a principal causa de conflitos e guerras no futuro.
- Sabias que o ser humano aguenta estar quase um mês sem comida, mas só consegue estar 3 a 4 dias sem beber água?
- Morrem 10 milhões de pessoas por ano (metade com menos de 18 anos) por causa de doenças que não existiriam se a água fosse tratada.
- Para funcionar normalmente, o nosso corpo precisa, diariamente, 2 a 4 litros de água (quer seja bebida ou através de alimentos).
- Em cerca de 80 países há problemas graves de água e, à medida que a população for aumentando, esses problemas irão agravar-se.
- A água ocupa cerca de 71% da superfície da terra. Mas 97,5% dessa água é salgada e, da que resta (2,5%), só o,3% pode ser usada pelo homem.
- Para se fazer um 1 quilo de papel são necessárias entre 250 a 500 litros de água.
- Cerca de ¾ do globo terrestre está coberto pelos oceanos. Se juntarmos os rios e os glaciares, o nosso planeta possui 1.360.000.000 km3 de água. Mas gota menos bota…
- O teu cérebro é composto por 90% de água! Já viste que dá um sentido completamente diferente à expressão “tenho a cabeça feita em água”?
- Em 1896 pela primeira vez a água é desinfectada com cloro, em Polo, na costa italiana do mar adriático, como medida de prevenção de doenças.
- Em 1968 é proclamada a Carta Europeia da Água pelo Conselho da Europa, um documento que integra 12 princípios básicos para a gestão e salvaguarda deste bem precioso.
Sem comentários:
Enviar um comentário